quarta-feira, 8 de junho de 2011

Livro investiga a história da moda no Brasil de 1889 a 2010

Capa do livro escrito pelo professor João Braga e pelo jornalista Luis André do Prado. Foto: Editora Pyxis/Divulgação Livro conta a história da moda no Brasil a partir da República, em 1889, até o ano 2010

Após quatro anos e meio de pesquisa e mais que o dobro de páginas previstas, foi lançado nesta terça-feira (7)
na Casa das Caldeiras, em São Paulo
A obra foi coordenada pelo professor de moda e escritor João Braga e pelo jornalista e escritor Luís André do Prado, e viabilizada por meio da Lei Rouanet, com o patrocínio da Casas Pernambucanas
O livro de 642 páginas, dividido em sete partes, começa a partir da República, em 1889, e chega ao ano 2010. São elas: Belle Époque (1889-1918), Anos Loucos (1919-1930), Era do Rádio (1931-1945), Anos Dourados (1946-1960), Tropicália & Glamour (1961-1975), Anos Azuis (1976-1990) e Supermercado de Estilos (1991-2010). "Fizemos um recorte para abranger a partir da República. Até a Segunda Guerra, a indústria têxtil brasileira era baseada principalmente na fibra do algodão, propício ao clima brasileiro. Após a guerra, com o parque industrial europeu dizimado, começou a se estabelecer a fabricação industrial também sintética no Brasil. Os anos 50 foram marcantes para o desenvolvimento da moda brasileira", disse Luís André do Prado ao Terra.
O livro ilustra todas as passagens da moda brasileira desde 1889 com mais de 400 imagens, entre fotos, desenhos e reproduções. Para o resultado final, foram recolhidos 127 depoimentos, pesquisados 223 livros e teses, 220 publicações periódicas (desde o século passado) e consultados 60 sites. O livro custa R$ 120, com direito ao documentário incluído.


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