País com o maior manancial de água doce do planeta, o Brasil tem o privilégio de receber a exposição que ocupa os 8 mil m² de área do pavilhão da Oca, no Parque Ibirapuera. Água na Oca foi concebida no Brasil e para o Brasil. "Fazer uma exposição sobre a água é como montar uma exposição sobre a vida, um assunto igualmente grandioso e infindável. Eleger a abordagem diante da amplitude do tema é a essência desse projeto", afirma o curador Marcello Dantas. Além da mostra em si, há uma programação educativa paralela (ver calendário abaixo).
A exposição, dividida por temas, ocupa cada um dos pavilhões da Oca. No térreo, a mostra apresenta as relações entre a água, a vida e o planeta. Também nessa área, estão aquários com mais de 60 espécies de peixes e um alerta sobre a ameaça das pescas predatórias. As janelas redondas da Oca, por sua vez, trazem imagens em computação gráfica com as espécies da zona abissal dos oceanos.
No primeiro andar da Oca, a fúria das enchentes e suas conseqüências são uma das principais atrações. Nessa área, também se aprende como manter a qualidade da água e fazer uso racional desse recurso natural. O subsolo da Oca exibe obras de arte relacionadas à água, com cinco trabalhos de artistas brasileiros. Uma parceria com o Instituto Goethe tornou possível a exibição de vídeos de artistas internacionais cujas obras têm a água como protagonista.
Água na Oca
De 26 de novembro de 2010 a 8 de maio de 2011
Pavilhão Lucas Nogueira Garcez Oca
Av. Pedro Álvares Cabral, S/N Portão 03, Parque Ibirapuera, São Paulo
Ingressos
- Inteira: R$ 20,00
- Estudantes e professores com comprovantes: R$ 10,00 (meia-entrada)
- Menores de 7 e maiores de 60 anos com documento não pagam
- No último domingo de cada mês a entrada é gratuita para todos os visitantes
Recomendações
- Permitido tocar apenas em obras interativas
- Permitido fotografar apenas sem o uso de flash
- Não é permitido entrar com mochilas e volumes
- Visitas guiadas são permitidas apenas com monitores da exposição
Horários
- Terças, quartas e sextas-feiras: das 9h às 18h (bilheteria até as 17h)
- Quintas-feiras: das 9h às 21h (bilheteria até as 20h)
- Sábados, domingos e feriados: das 10h às 20h (bilheteria até as 19h)
Nenhum comentário:
Postar um comentário