Trabalhando de forma voluntária, jovens querem recriar os prédios históricos. imprimir
Bruno Quelhas, 17 anos, e José Eça de Queiroz, 18, estudantes portugueses, estão remodelando no Google Earth a cidade do Porto, em Portugal, em três dimensões. Os dois jovens decidiram refazer todos os edifícios históricos - esta é a meta dos alunos de Artes Visuais, que trabalham de forma voluntária com o Google.
Quelhas e Queiroz, de acordo com reportagem do jornal Público, querem divulgar a cidade e descobrir "mais pontos de interesse". Eles já conseguiram disponibilizar no Google Earth a Sé Catedral do Porto, a Cadeia da Relação e o Palácio da Bolsa. Além disso, os jovens dizem que não esqueceram da "alma da cidade" e reconstituíram o Mercado do Bolhão, entre outros locais tradicionais, na internet.
A parte do Google Earth em que eles remodelam os prédios pode ser modificada por qualquer usuário, porém com aprovação do Google. Assim, é possível surgirem diferentes propostas para um mesmo prédio, e a escolha é feita pelo Google. Os portugueses contam que nada do que eles criaram até agora foi substituído, mas a Casa da Música feita por eles substituiu uma anterior, que estava mal posicionada.
O trabalho de Quelhas e Queiroz começa com as fotos dos edifícios. Depois, utilizam a ferramenta grátis do Google SketchUp, para fazer modelação. Os maiores obstáculos são reproduzir com fidelidade texturas, perspectivas e alturas e se manter no espaço estipulado pelo Google: 10 megabytes.
A ideia de recriar o Porto em 3D surgiu na disciplina de Área de Projecto na escola. Como o trabalho não se enquadrava no que a professora queria, eles optaram por modelar prédios em 3D para o Google voluntariamente desde novembro de 2010. Outro plano destes portugueses é criar o manual "Como Modelar o Porto". Eles mantêm um blog (oporto3d.blogspot.com/) com mais informações sobre o projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário